Menu

A importância de reter os talentos na sua empresa

27 set 2018

Mais difícil do que encontrar profissionais competentes é cultivar aqueles que se destacam. É por isso que a gestão de talentos se tornou uma das práticas estratégicas muito valorizadas entre as ações do setor de RH.

Temos conhecimento que parte do sucesso de uma empresa vem do seu capital humano. Desta forma, manter os talentos é essencial para o bom andamento dos negócios da corporação. E para aumentar a permanência desses funcionários, é preciso oferecer oportunidades de crescimento pessoal e destaque profissional, como por exemplo: treinamentos, participação em convenções e resultados da empresa, além de delegar desafios e responsabilidades. Tudo para fazer com que se sintam estimulados.

O que fazer para manter uma equipe com talento, qualificação e motivação?
Reter talentos em uma empresa faz parte de um processo em que a valorização dos colaboradores deve ser constante e alinhada aos objetivos da organização. Saiba como fazer para investir e segurar funcionários talentosos:

   1. Reconheça
Quem não gosta de ter seu empenho reconhecido? Dar retornos positivos, fazer um elogio e destacar que o trabalho foi bem desempenhado traz motivação e ajuda o profissional a manter o nível de qualidade no trabalho.

“Motivação significa mexer com o coração e a mente das pessoas e isso só é possível se lidarmos com elas honestamente.” Yoshio Kondo

   2. Capacite
Aperfeiçoar conhecimentos permite o aprimoramento profissional e o crescimento na carreira, além de trazer mais recursos para lidar com as tarefas cotidianas, gerando bons resultados.

   3. Defina um plano de carreira
Além de permitir que a equipe tenha perspectivas de crescimento, um plano de carreira é um grande fator de motivação.

   4. Ofereça benefícios
Disponibilizar benefícios mais criativos, além dos convencionais, é uma boa estratégia para trazer mais motivação e disposição. É interessante investir em: ingressos para o cinema, vale-cultura, descontos em academias e viagens de incentivo.

   5. Mantenha um bom clima organizacional
Quando o clima na empresa é positivo, todos trabalham melhor e se sentem incentivados. Por isso, é importante criar uma atmosfera motivadora, estabelecendo um bom diálogo, com apoio e estímulo à cooperação.

   6. Ofereça um bom ambiente de trabalho
As pessoas precisam sentir que o ambiente de trabalho é acolhedor e feliz. Muitas vezes a própria decoração e mobiliário trazem acolhida e personalidade. Tornar o espaço da sua empresa mais humanizado contribui para oferecer bem-estar e o desejo de permanência na empresa.

“Você pode ter a melhor estratégia e a melhor estrutura do mundo, mas se você não tiver os corações e mentes das pessoas que trabalham com você, nada disso torna-se real”. Rennee West

   7. Proporcione momentos de descontração
Esses momentos proporcionam bem-estar e permitem mais sinergia à equipe. Promover cafés coletivos, confraternizações de aniversários, dia da família na empresa e happy hour após o horário de trabalho fortalece laços e traz um clima de descontração.

Investir em estratégias de retenção de bons profissionais é uma forma de motivar seus colaboradores a continuarem sua carreira na sua empresa. Reconhecer, capacitar, buscar formas de motivação, mapear competências e oferecer benefícios são algumas das medidas que você pode adotar para alcançar esse objetivo! Busque incentivar sempre o seu time para que todos sintam-se valorizados.

“O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas.” Ronald Reaga


Um bom caminho para ganhar o comprometimento da equipe é envolvê-los numa causa. Na Orbenk investimos em programas de endomarketing que sensibilizam e motivam nossos funcionários com ações que transmitem o sentimento de orgulho de pertencer e motivam no ambiente de trabalho.

Sua empresa já adotou uma estratégia de boas práticas para reter talentos e manter os bons colaboradores engajados? Conte pra gente a sua experiência e continue acompanhando os nossos conteúdos nas redes sociais.