Menu

Chefe Secreto: empresa catarinense protagoniza série de TV

16 mar 2017

O primeiro episódio da série “Chefe Secreto”, do programa “Fantástico”, da TV Globo, abordando o case da empresa catarinense Orbenk, foi veiculado no último domingo (05). A empresa, com 30 anos recém-completados no mercado, é uma das maiores do ramo de terceirização e serviços do Sul do país, especializada em limpeza profissional, serviços técnicos e terceirização de mão de obra. A conclusão do case será apresentada no dia 12 de fevereiro.

A produção começou em junho de 2016 e as gravações passaram por quatro cidades catarinenses em que a empresa opera – Joinville, Florianópolis, Chapecó e Balneário Camboriú – e foram realizadas em uma maratona de cinco dias. No primeiro episódio, Florisvaldo Medeiros, diretor administrativo e de planejamento, assumiu a identidade de Henrique dos Santos, nome criado com inspiração no filho do diretor. No programa, Florivaldo encarna um funcionário recém-contratado que vai passar por cinco setores da empresa.

O episódio exibido no domingo mostra a fase de caracterização do personagem, que põe a mão na massa em atividades de zeladoria e jardinagem em uma empresa de Joinville, trajando equipamentos de segurança. No ponto alto do programa, o “chefe secreto” lidar com a limpeza de fachadas em um prédio de 13 andares, após passar por um curso de segurança para trabalhar em altura.

Um dos objetivos da série é que o gestor, “infiltrando-se” e trabalhando disfarçado entre os funcionários, observe de perto suas rotinas e identifique processos que possam ser melhorados e aperfeiçoados. Conversando com as equipes, “Henrique” colheu sugestões como a reformulação do tecido dos uniformes, para maior conforto dos usuários, contendo mais bolsos, e questões de manutenção de equipamentos.

As gravações foram anunciadas aos colaboradores como um vídeo institucional em comemoração ao aniversário da empresa, em paralelo a outro vídeo, que supostamente evidenciaria as integrações e treinamentos de novos funcionários.

Formado em Economia, Floris, como é mais conhecido, atua há mais de 20 anos em gestão empresarial e reestruturação de empresas. Desde 2009, está na diretoria da Orbenk, sendo responsável pelo auxílio no processo de profissionalização da gestão, crescimento e longevidade. É o único executivo na diretoria que não faz parte da família de fundadores.

A experiência, segundo ele, foi importante para compreender melhor o dia a dia dos trabalhadores e, ainda, uma oportunidade para conhecer as histórias de vida e sonhos de alguns colaboradores. Um exemplo foi Denilson Vieira, que veio para Joinville, com seu filho pequeno, de 9 anos, cadeirante e com paralisia cerebral. A criança passa por acompanhamento médico em Belo Horizonte, com viagens bancadas pelo pai, que também faz equoterapia para ajudá-lo e promove campanhas para financiar o tratamento.

“Foi uma experiência fantástica. Faria tudo novamente. No meu estilo de gestão, sempre digo que é necessário entender o negócio. Neste projeto, pude não só entender, mas vivenciar o que se faz”, diz o gestor. Uma das maiores surpresas foi a receptividade entre os “colegas” e os valores que identificou nas pessoas com quem conviveu. Já uma das dificuldades, o cansaço físico – emagreceu quase dois quilos na experiência. “Mas foi essencial para evidenciar o valor do trabalho dos colaboradores, como também o amor, a sinceridade e dedicação de nossas equipes.”

Em sua terceira temporada, o “Chefe Secreto”, apresentado pelo consultor de carreiras Max Gehringer, é uma adaptação brasileira do formato inglês Undercover Boss.

Sobre a Orbenk

A Orbenk conta com quase 8 mil colaboradores diretos, atuantes em sete unidades de negócios, situadas em Joinville, Blumenau, Chapecó, Curitiba, Florianópolis, Itajaí e Lages, e com o Centro de Serviços Compartilhado (CSC), em Joinville. Além disso, tem cinco unidades operacionais nos três Estados do Sul e mais de 400 clientes distribuídos em 1.800 locais de trabalho, atendendo mais de 200 cidades na região.

Matéria extraída de: http://www.clmais.com.br/negocios/view/9992/aurora-aumenta-pre%C3%A7os-do-su%C3%ADno-a-partir-desta-ter%C3%A7a-feira