Menu

Limpeza Sustentável. A importância de adotar essa atitude.

29 nov 2018

As empresas estão envolvidas com a causa da responsabilidade ambiental. Um assunto presente no mundo corporativo, preocupado com o futuro do planeta e seu equilíbrio.

E quando se fala em limpeza não é diferente, pois atitudes ecologicamente corretas já fazem parte da rotina diária de muitas organizações. Um bom exemplo é o emprego de medidas sustentáveis nos processos de limpeza e o consumo de produtos com certificação ambiental.

Além de não prejudicar o meio ambiente, a limpeza sustentável protege a saúde das pessoas. E para atingir este objetivo, ela deve ser executada com produtos e equipamento adequados.

Produtos de limpeza podem ser considerados poluentes?
Esses produtos são compostos por diversos agentes e substâncias com propriedades específicas. Por exemplo, as substâncias tensoativas, responsáveis por diminuir a tensão entre dois líquidos como a água e o óleo, facilitando a sua mistura, estão presentes no sabão em pó e no detergente. Quando despejados de forma excessiva em ecossistemas aquáticos, interferem no nível de oxigênio da água. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão responsável por regular e fiscalizar diversos produtos, determinou que todos os produtos devem conter tensoativos biodegradáveis, para diminuir os impactos no meio ambiente.

Soluções sustentáveis
A limpeza sustentável envolve produtos químicos, equipamentos, procedimentos e programas de treinamento que reduzem os impactos nas redes de esgoto e na natureza.

Para isso, fabricantes e empresas têm buscado fórmulas mais naturais e eficientes, utilizando produtos e insumos com fórmulas biodegradáveis.

A Orbenk possui um departamento dedicado ao desenvolvimento de processos com foco na sustentabilidade, com o objetivo de higienizar os ambientes sem grandes impactos ambientais. As ações da empresa nessa área envolvem todos os colaboradores na busca por melhores práticas socioambientais e soluções sustentáveis, tudo de acordo com as normas ambientais vigentes.

Confira algumas ações adotadas pela Orbenk que geraram grandes resultados e reconhecimento:

Soluções que podem ser tomadas:

  • Produtos biodegradáveis: Hoje existem produtos com ativos biodegradáveis de origem vegetal, que que reduzem o impacto ambiental e não prejudicam a nossa saúde.
  • Uso racional de água: Buscar economizar água é fundamental para termos uma limpeza menos agressiva ao meio ambiente. Por isso, é preciso cuidar com os processos de lavagem de pisos, paredes e outras superfícies que desperdiçam muita água.

A Orbenk presta este serviço de limpeza sustentável utilizando produtos biodegradáveis e a água de forma cautelosa.

“Uma limpeza sustentável é por definição uma limpeza que visa proteger a saúde das pessoas sem prejudicar o meio ambiente. Para atingir este objetivo, ela deve ser executada com produtos e equipamento adequados e com métodos e profissionais qualificados.” Carlos Eduardo Panzarin
Diretor de conteúdo técnico da Associação Brasileira de Limpeza Profissional (Abralimp)

Órgãos e certificações
Existem muitos selos que certificam a autenticidade e a confiabilidade de saneantes sustentáveis, como o IBD, que realiza a auditoria dos processos e materiais usados. O IBD Certificações possui diretrizes para Produtos de Limpeza Orgânicos e Naturais que asseguram o respeito ao meio ambiente.

Já a Anvisa realiza testes para comprovar a eficácia dos produtos de limpeza e determina as concentrações de substâncias para cada fórmula.

Vantagens da limpeza sustentável
Adotar medidas sustentáveis e o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, além de ajudar a natureza, traz muitas vantagens.

  • Preservação ambiental: Por utilizarem compostos naturais, os utilizando produtos biodegradáveis se decompõem facilmente diminuindo a quantidade de resíduos tóxicos.
  • Rendem mais: Esses produtos costumam render mais, pois são concentrados e vêm com recomendação exata de dosagem para uso.
  • Por isso, geram economia, limpando mais com menos produto.
  • Fazem menos espuma: Esse fato reduz o gasto de água durante a higienização.
  • Não agridem a pele: Estes produtos têm menor probabilidade de causar intoxicações, alergias e prejudicar a saúde, além de não danificar superfícies e locais onde são aplicados.
  • Proporcionam uma imagem positiva para as empresas que utilizam.

A necessidade de adotar práticas de preservação também vai de encontro com a limpeza sustentável e o uso de produtos biodegradáveis. Buscar parceiros comerciais que atuem nesse prol é uma medida eficiente para diminuir o acúmulo de substâncias tóxicas no meio ambiente.

Os serviços da Orbenk são executados para indústrias, condomínios residenciais, condomínios comerciais e grandes redes de varejo. Entre em contato conosco e receba mais informações sobre este conteúdo.